FREIO AUTOMOTIVO: FUNÇÃO, COMPONENTES E IMPORTÂNCIA

FREIO AUTOMOTIVO: FUNÇÃO, COMPONENTES E IMPORTÂNCIA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
THUMBNAIL_CONTEÚDO_FREIO

FREIO AUTOMOTIVO: FUNÇÃO, COMPONENTES E IMPORTÂNCIA

Todo mundo sabe que o sistema de freio é essencial para um veículo seguro, não é mesmo? Mas você sabe quais são os itens e peças que o compõe, e quais são suas funções para garantir o controle de movimento do carro? Seja você um mecânico ou um motorista, é importante saber como funciona o sistema de freio, assim você vai poder ter mais controle quando estiver no volante ou executar um serviço de manutenção com muito mais propriedade e qualidade.

Neste artigo vamos falar mais sobre o sistema de freio automotivo, abordando os principais componentes deste sistema, suas funções e os principais defeitos que podem apresentar.

O QUE É FREIO AUTOMOTIVO

O sistema de freio é formado por um conjunto de diversas peças e componentes que atuam juntas para poder desacelerar e parar o carro com segurança. Além disso, é o sistema de freio o responsável por manter o veículo parado enquanto está estacionado.
Este sistema é geralmente acionado de forma manual, através de um pedal ou uma alavanca, em alguns veículos mais modernos existe um tipo de acionamento automatizado, que através de sensores, detectam possíveis colisões e freiam o veículo.

Geralmente, em veículos leves o sistema de freio é dividido em dois tipos, o freio a disco e o freio a tambor, ambos são hidráulicos. Já nos veículos pesados como ônibus e caminhões, existe o freio a ar ou pneumático.

TIPOS DE FREIO AUTOMOTIVO

Vamos abordar agora os tipos de feio que estão presentes em veículos automotivos.

  • Freio a disco: É considerado um dos sistemas mais comuns, sendo amplamente utilizado pelos fabricantes, por oferecer segurança e um desempenho eficiente nas mais diversas situações. Além disso, ele se destaca por ter uma eficiência elevada em dissipar o calor. O freio a disco é composto por um disco (rotor) fixado a roda e uma pinça que contêm as pastilhas de freio. Seu funcionamento é simples, basicamente, quando o condutor aciona o pedal de freio, as pinças comprimem as pastilhas contra o disco, gerando atrito e assim reduzindo a velocidade do veículo.
  • Freio a tambor: Este tipo de sistema é considerado mais antigo, porém ainda possui grande utilização em veículos, este tipo de freio utiliza cilindros e sapatas para gerar atrito e diminuir a velocidade do carro. Diferente do freio a disco, este sistema pressiona as sapatas contra a parte interna do tambor que é fixado a roda assim
  • Freio de mão: Também conhecido como freio de estacionamento, o freio de mão tem a função de manter o carro parado geralmente é utilizado quando o carro já está parado ou em terrenos muito inclinados, normalmente é conectado com as rodas traseiras através de cabos de aço, quando a alavanca do freio de mão é puxada, ela aciona os cabos ligados as sapatas de freio, que por sua vez, pressionam a lona contra o interior do tambor, de forma independente do acionamento do pedal, mesmo que o motor esteja desligado, quando a alavanca é movimentada para baixo, isso libera a tensão dos cabos, assim fazendo com que as sapadas deixem de pressionar as paredes do tambor.
  • Freio ABS: O sistema ABS (Anti-lock Braking System), também conhecido como sistema antibloqueio de freio, foi desenvolvido para evitar o travamento das rodas e impedir que o carro fique descontrolado quando estiver freando. Esse sistema trabalha com um conjunto de sensores que monitoram e comparam a rotação de cada roda com a velocidade do veículo, enviando sinais para a central. Ela, por sua vez, reduz a pressão do freio para que não haja o travamento.
  • Freio a ar: Por último, temos o freio a ar, também conhecido como sistema de frenagem pneumática. Como já dito anteriormente, este tipo de sistema é utilizado em veículos pesados como caminhões e ônibus. Eles trabalham com ar comprimido, entregando uma frenagem compatível com o peso do veículo. Seu funcionamento começa no compressor de ar, este faz a admissão do ar paralelamente ao motor. Então, o compressor mantém esse ar em uma alta taxa de compressão e o dispara para o regulador, o componente responsável por gerenciar a pressão e a intensidade para o trabalho dos freios.

PRINCIPAIS COMPONENTES DO SISTEMA DE FREIO

Cada um dos itens presentes no sistema de freio, possui sua função e trabalha de forma específica para garantir que tudo ocorra da maneira prevista, sendo assim, conhecer cada um deles é importante tanto para ter o controle quando estiver dirigindo, quanto para realizar reparos e ficar atento a vida útil e condições de cada peça. Vamos conferir os principais componentes deste sistema: 

Pedal de freio

O pedal talvez seja o componente mais lembrado do sistema de freio, porque é através dele que o motorista realiza a frenagem e é o único ponto de contato direto entre condutor e o restante do sistema, tendo em vista que todo o restante do processo ocorre de maneira mecânica. O funcionamento é simples, quando o pedal é pressionado é iniciado o processo de frenagem.

Servo freio

Sua função é multiplicar e distribuir a força exercida pelo motorista no pedal através da diferenciação de pressão, assim o motorista consegue frear o carro sem precisar de muita força no pedal. Este componente aproveita o vácuo gerado pelo motor, por isso o pedal de freio fica duro quando o veículo esta desligado.

Cilindro Mestre

Este componente, como o nome já diz, tem uma forma cilíndrica, é geralmente produzido em ferro fundido ou alumínio e possui um ou dois pistões, além de um reservatório onde fica o fluído, que pode ser integrado ou independente. O cilindro mestre é responsável por converter a força mecânica em pressão hidráulica.

Fluido

O fluido de freio é um dos protagonistas em todo o sistema. É ele o responsável pela transferência de movimento, e fazer com que todo o processo hidráulico funcione de forma eficiente. Geralmente é produzido a base de glicol ou silicone e possui diversas classificações que são dadas de acordo com sua composição e ponto de ebulição.

Alavanca

Este é outro componente de acionamento de freio, neste caso do freio de mão. A alavanca de freio de mão provoca a frenagem das rodas traseiras, por isso sua utilização deve ser somente quando o veículo esta parado, não sendo usada para reduzir a velocidade do carro.

Uma observação importante é que tanto a alavanca quanto o pedal de freio, são sistemas independentes, enquanto o pedal utiliza um conjunto de processos hidráulicos para movimentar os demais componentes responsáveis pelo desaceleramento do veículo, a alavanca de freio de mão utiliza dispositivos para travar as rodas traseiras por meio de cabos de aço.

Disco de Freio

Este é um componente razoavelmente simples, é produzido em ferro fundido ou carbono, possui um formado circular que lembra muito um CD. Ele fica conectado diretamente a roda do veículo e tem a função de desacelerar o carro quando o material abrasivo das pastilhas de freio é pressionado contra ele.

Tambor

Assim como o disco de freio, o tambor também tem a função de gerar atrito para desacelerar o carro de forma controlada. Mas neste caso, ele tem o formato de uma panela, é fabricado em ferro fundido e atua principalmente nas rodas traseiras.

Pastilhas de Freio

Aqui temos uma das principais peças responsáveis pela desaceleração, pois são componentes de fricção que são pressionados contra o disco de freio para gerar atrito que faz com que o veículo desacelere.

Elas são utilizadas somente em sistemas de disco de freio a disco. Os materiais mais comuns utilizados na fabricação de pastilhas são resinas fenólicas, carbono e grafite.

Lona

Diferentemente das pastilhas de freio, as lonas são soluções utilizadas exclusivamente em sistemas de freio a tambor, são bem comuns em veículos mais antigos ou populares.

Pinça

A pinça é um componente que além de dar suporte e proteger as pastilhas, são as pinças as responsáveis por pressionar as pastilhas contra o disco de freio por meio dos cilindros hidráulicos com pistões. Elas também são chamadas de pinças flutuantes ou deslizantes e normalmente são fabricadas em ferro fundido.

Sapata de freio

Estes componentes não encontrados nos sistemas de freio a tambor, são feitas em um formato de semicírculo e tem a função de apoiar as lonas.

Cilindro de roda

O cilindro de roda faz parte do sistema de freio a tambor e é o responsável por movimentar as sapatas.

Cabo de freio

São cabos de aço que são acionados ao puxar a alavanca de freio, e tem a função de pressionar as sapatas contra o tambor de freio, mantendo o carro parado, mesmo com o motor desligado.

Tubulação

A tubulação pode ser rígida ou flexível, podendo ser encontradas em nylon, aço e diversos outras combinações de materiais, sua função é permitir que o sistema hidráulico funcione corretamente.

SEGURANÇA NO SISTEMA DE FREIO.

Existem sistemas integrados aos freios que tem como função principal avaliar as situações durante a condução do veículo, auxiliando o motorista a manter o controle do carro. Estes sistemas são conhecidos como ABS e EBD, como dito anteriormente, o sistema ABS (Anti-lock Braking System) utiliza diversos sensores para monitorar a velocidade e rotação das rodas, para impedir que elas travem durante uma frenagem brusca, isso impede que o carro derrape. 

Já o sistema EBD (Electronic Brake Distribution), ou Distribuição Eletrônica de Frenagem, controla a força de frenagem enviada às rodas do veículo. Os dois sistemas trabalham em conjunto para evitar que o carro derrape, especialmente quando há muito peso no automóvel e ele é freado durante uma curva.

CUIDADOS IMPORTANTES COM O SISTEMA DE FREIO

Quando o assunto é funcionamento de veículos, o melhor aliado sempre vai ser a manutenção preventiva, avaliar os componentes e sistemas de acordo com as orientações do fabricante e com o apoio de um profissional qualificado é sempre a melhor opção. Mas existem outros cuidados básicos que podem ajudar a preservar o sistema de freio e prolongar a vida útil dos componentes.

Freie com suavidade.

Para manter a qualidade dos freios por mais tempo, é sempre recomendado controlar a forma com que se aciona o pedal, frear com suavidade é sempre a melhor forma de reduzir a velocidade do veículo. É claro que em situações de emergência ou inesperadas é comum que o motorista utilize mais força sobre o pedal.

Verifique os fluidos de freio

Como já falamos antes, o fluido de freio é um grande protagonista no sistema de freios. Ele é o responsável por transferir a força aplicada no pedal paras as rodas do veículo, fazendo com que o processo de frenagem aconteça. Sendo assim, é um componente essencial para o funcionamento de todo o sistema, então fique sempre de olho em vazamentos ou baixo nível do reservatório. E lembre-se de substituir o fluído conforme as orientações do manual do fabricante do veículo.

Fique de olho nas pastilhas de freio

Por conta do atrito gerado na frenagem, as pastilhas de freio se desgastam e precisam ser trocadas com certa frequência. Por isso, fique sempre de olho no estado de cada uma delas e procure trocá-las com a frequência indicada pelo fabricante.

Não se esqueça da Manutenção.

Sempre vale reforçar que o melhor aliado de um veículo em pleno funcionamento é a manutenção preventiva. Realizando manutenções periódicas, você pode garantir que está tudo funcionando perfeitamente, antecipar trocas e evitar problemas que podem gerar não somente impactos financeiros, mas também interferir em sua segurança.

SINAIS DE PROBLEMAS NO SISTEMA DE FREIO

Luz de freio no painel: É sempre importante se atentar ao painel eletrônico do carro, se a luz indicativa de freio estiver acessa é um sinal de que algo não está funcionando bem.

Vibrações excessivas: É comum que durante a frenagem o condutor sinta alguma vibração no pedal de freio, porém se essa vibração também for sentida no volante é um sinal de que o disco de freio ou o cubo de roda estejam com problemas, que podem ser desde uma deformação até um desgaste excessivo. Mas fique atento, se o volante continua vibrando mesmo quando não está freando o carro, isso pode significar problemas em outros sistemas como por exemplo direção ou suspensão(Link artigo suspensão).

Ruídos Agudos: Ruídos nunca são bons indicativos, e quando se trata de freio não é diferente, se durante a frenagem o veículo estiver emitindo ruídos agudos, você deve verificar as pastilhas de freio.

Carro desviando para um lado durante a frenagem: Quando você pisa no pedal, o carro tende a virar para um dos lados? Isso pode significar que o sistema de freio automotivo tem alguns problemas. Acontece, por exemplo, quando os êmbolos da pinça estão prendendo, por oxidação ou por defeito. Essa falha causa o desgaste prematuro das pastilhas, fazendo com que as rodas recebam forças de frenagem diferentes.

Mangueiras presas e discos de freio empenados também podem causar esse problema, mas, normalmente, vêm associados a outros sintomas, como vibrações e alterações no pedal. Se o carro desvia para os lados durante a condução, componentes da suspensão, direção, rodas e pneus também devem ser inspecionados.

CONCLUSÃO

O sistema de freio é sem nenhuma dúvida um dos mais importantes para um veículo, pois ele garante controle e segurança para condutores e pedestres, evitando acidentes e situações perigosas. Então não deixe para depois, mantanha sempre um cronograma de revisão responsável, avaliando o sistema e os componentes conforme as dicas e especificações que demos aqui neste artigo. Na hora de trocar alguma peça de freio, opte sempre por qualidade e confiança, utilizando marcas conhecidas e com garantias no mercado de reposição, como por exemplo Nakata, Hipperfreios e SYL que são marcas que fabricam componentes para freios como discos de freio, pastilhas, cubo de roda entre outros. É claro que se estamos falando de marcas de qualidade, elas podem ser encontradas aqui na Serraf! Fale com um de nossos especialistas e confira todas as peças e medidas disponíveis.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

SEJA NOSSO

CLIENTE