Um amortecedor ruim ou desgastado pode comprometer seriamente o seu veículo. E o mais importante: a sua segurança. Por essa razão, é essencial que você entenda quais são os riscos de rodar com esse componente danificado e saiba como escolher uma peça de qualidade.
Então, se você tem percebido falhas nesse componente, venha com a Serraf descobrir por que o seu amortecedor deve ser trocado com urgência e em quais marcas confiar para a reposição.
AUMENTO DA DISTÂNCIA DE FRENAGEM
Quando o amortecedor está com problema, ele perde a capacidade de estabilizar a suspensão durante a frenagem. Com isso, o pneu não se mantém firmemente apoiado na pista, fazendo o carro balançar ou “mergulhar”. Como consequência, o veículo precisa de mais distância para concluir a parada.
PERDA DE ESTABILIDADE E CONTROLE
Você sente que o seu volante não responde bem? Isso pode ser mais uma consequência de um amortecedor comprometido.
Uma peça ruim não consegue segurar os movimentos da carroceria, fazendo com que o carro “sambe” ou “pule” em curvas e terrenos irregulares.
À medida que a suspensão perde a eficiência e o carro age de forma mais imprevisível, os riscos de acidente aumentam cada vez mais. Por isso, não perca tempo: troque o amortecedor o quanto antes!
DESGASTE IRREGULAR DOS PNEUS
A falta de estabilização causada por um amortecedor danificado gera um contato irregular entre o solo e as rodas. Por conta disso, diferentes áreas da banda de rodagem sofrem desgaste desigual, comprometendo a segurança e aumentando o consumo de combustível.
DESCONFORTO AO DIRIGIR
Enquanto o amortecedor está desgastado, ele perde a capacidade de cumprir sua principal função: absorver impactos. Isso faz com que todos os buracos e irregularidades da pista possam ser sentidos, causando desconforto ao motorista e aos passageiros.
DANOS EM OUTROS COMPONENTES DA SUSPENSÃO
Outros componentes da suspensão, como molas, bandejas e batentes, podem acabar trabalhando mais do que o normal para tentar compensar o amortecimento ruim, de forma que haja um desbalanceamento no sistema. Esse funcionamento em excesso aumenta a possibilidade dessas peças falharem antes do esperado e, consequentemente, os gastos aumentam.
RISCO DE AQUAPLANAGEM
Por causa da perda do contato do pneu com o solo – causada pelo mau funcionamento do amortecedor – o veículo perde aderência em pistas molhadas, aumentando o risco de derrapagem e acidentes em condições adversas.
RECOMENDAÇÃO
Agora que você já entendeu os riscos de rodar com um amortecedor danificado, é hora de investir em uma peça que garanta segurança, desempenho e durabilidade.
É por isso que a Serraf recomenda os amortecedores da Perfect Automotive, uma marca que une tecnologia, qualidade e excelente custo-benefício. Fabricados com rigor técnico e voltados para atender às exigências do mercado nacional, os amortecedores Perfect são sinônimo de confiança tanto para o reparador quanto para o motorista.
Na Serraf Autopeças, você encontra a linha completa da Perfect Automotive com entrega rápida, preço competitivo e um time pronto para te atender com o suporte que você precisa.
Quer saber mais sobre o assunto? Assista agora ao nosso vídeo:EPISÓDIO 4: PROBLEMAS QUE UM AMORTECEDOR RUIM PODE CAUSAR.
GOSTOU DO NOSSO BLOG? PARA MAIS INFORMAÇÕES NOS SIGA SOBRE AUTOPEÇAS E MOTORES, NOS SIGA NO YOUTUBE E NO INSTAGRAM