AMORTECEDOR: ENTENDA TUDO SOBRE ESTE COMPONENTE.

AMORTECEDOR: ENTENDA TUDO SOBRE ESTE COMPONENTE.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
AMORTECEDOR_ENTENDA_TUDO_SOBRE_ESSE_ITEM

AMORTECEDOR: ENTENDA TUDO SOBRE ESTE COMPONENTE.

O sistema de suspensão é de extrema importância para a segurança e estabilidade de um veículo, ele é composto basicamente por itens como molas, braços e amortecedores que ligam o chassi às rodas do carro. Então, hoje iremos falar sobre o principal componente deste sistema, o amortecedor.

Em resumo, sua função é manter a estabilidade e conforto do veículo, mas existem muitos detalhes envolvidos neste processo, fica com a gente que preparamos um artigo especial com tudo que você precisa saber sobre este item.

FUNÇÃO DO AMORTECEDOR

Como dito anteriormente, a função básica do amortecedor é manter as estabilidade e segurança ao veículo em movimento. É o amortecedor que controla o movimento das molas para mantes o pneu sempre em contato com o solo nas mais diversas situações de movimento, dessa forma proporcionando uma condução segura e confortável para o motorista do carro.

O amortecedor é um componente mecânico, projetado para absorver os impactos e choques resultantes da interação do veículo com o solo. Ele funciona convertendo a energia cinética gerada na movimentação da suspensão em calor, que então é dissipado pelo óleo dentro do tubo.

Em outras palavras, o amortecedor garante que a roda do veículo esteja sempre em contato com a pista, oferecendo segurança, estabilidade e conforto durante a viagem.

COMPONENTES AMORTECEDOR

TIPOS DE AMORTECEDOR

Existem basicamente dois tipos diferentes de amortecedores, os “convencionais” e os “pressurizados”, cada um deles possui suas características e aplicações.

O amortecedor convencional, é composto por um conjunto de pistão e válvula que são fixados a uma haste que se move verticalmente dentro de um cilindro ou tubo de óleo especial, este óleo por sua vez, é resistente a altas temperaturas e pressões, sendo assim o responsável por dissipar o calor gerado pela energia cinética da movimentação. Esse tipo de amortecedor é mais comum em ônibus e caminhões, mas também é utilizado em veículos mais antigos. Por conta disso, este tipo de amortecedor ainda está muito pressente no mercado de reposição automotiva.

Já o amortecedor pressurizado, surge como uma evolução do convencional, ele possui um sistema de pressurização com nitrogênio de baixa pressão, sendo assim esse sistema previne a falta de óleo no ciclo de abertura da haste, o que elimina os “espaços vazios” e “bolhas de ar” resultando em um processo mais eficaz e uma vida útil maior para o amortecedor. Neste tipo de amortecedor, a ação de pressão do gás mantém a roda maior contato com o solo, dessa forma aumentando a aderência e estabilidade do veículo, gerando maior conforto e segurança para o veículo, mesmo em pistas mais irregulares e curvas acentuadas.

VANTAGENS DO AMORTECEDOR PRESSURIZADO:

As principais vantagens dos amortecedores pressurizados em relação aos hidráulicos são:

  • O gás nitrogênio previne a formação de bolhas de ar, o que evita uma perda de carga no amortecedor.
  • A ação do amortecedor pressurizado é mais rápida.
  • Garante melhor conforto e segurança para os ocupantes do veículo.

SUSPENSÃO ATIVA, SEMIATIVA E PASSIVA, QUAIS AS DIFERENÇAS?

A suspensão ativa é acionada por intermédio de controles eletrônicos que controla os movimentos verticais das rodas, dessa forma compensando as irregularidades por onde o veículo irá passar.

No sistema de suspensão semiativa rigidez do amortecedor é controlada para que o veículo se ajuste ao solo. A regulagem é realizada por meio de um fluido de viscosidade variável ou por meio de válvulas solenoides.

Já as suspensões passivas são a que utilizam fluido hidráulico com viscosidade definida, sendo assim não possível ajustar a rigidez e nem a altura. São comumente utilizadas em veículos populares.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DO AMORTECEDOR PARA O CARRO?

Enquanto o veículo está em movimento, ele realiza uma série de ações que geram grandes instabilidades que podem causar problemas como: falta de dirigibilidade, desconforto e insegurança para o veículo. Sem os amortecedores estas situações se tornariam uma realidade inevitável. Em ruas esburacadas, por exemplo, os amortecedores gerenciam os impactos, servindo como isolantes de movimentos, suavizando os solavancos que as rodas do carro transmitem para o chassi e consequentemente, para os passageiros.

Além disso, são os amortecedores que distribuem o peso do veículo de forma eficiente para as rodas, melhorando a estabilidade e ajudando a dar maior durabilidade e vida útil para as peças do carro.

Durante a frenagem

Quando o carro freia, os amortecedores da frente são responsáveis por absorver a energia mecânica causada pelo deslocamento do centro de gravidade do carro para frente, enquanto a inércia do chassi, tende a empurrar o veículo para frente, isso faz com que os amortecedores traseiros tenham que trabalhar para evitar que as rodas traseiras saiam do chão.

Com esse movimento, as molas traseiras são distendidas e as dianteiras são comprimidas, agindo em conjunto com os amortecedores para suavizar o movimento do carro.

Curvas fechadas e em alta velocidade

Quando o carro realiza curvas acentuadas, a tendência é que o chassi seja jogado para fora da curva. Esse movimento desloca lateralmente o peso do carro, dessa forma sobrecarregando um lado e tende a levantar as rodas do outro.

É aí que os amortecedores entram em ação, sendo assim, eles trabalham para manter todas as rodas no chão, distribuindo o peso do chassi de maneira uniforme e compensando os efeitos da inércia do veículo na curva.

Durante a aceleração

Da mesma forma que na frenagem, na aceleração faz o veículo “empinar” a parte dianteira e abaixar a parte traseira. Esse movimento é muito mais aparente em situações em que os amortecedores estão mais desgastados, pois a energia do movimento não é devidamente absorvida por eles.

Em situações de aceleração brusca, o amortecedor suaviza o solavanco produzido, garantindo o conforto do motorista e dos passageiros.

SINAIS DE PROBLEMAS NO AMORTECEDOR

Os principais problemas relacionados com amortecedores são:

1. Vazamento de óleo

  • Sinal: Amortecedor com aspecto molhado ou com manchas de óleo.
  • Causa: Desgaste natural do selo ou falha na vedação.
  • Consequência: Perda da eficiência de absorção de impactos.

2. Desgaste excessivo

  • Sinal: Instabilidade ao dirigir, balanço exagerado ou dificuldade em manter o carro estável.
  • Causa: Uso prolongado sem manutenção ou condições severas de rodagem.
  • Consequência: Compromete a dirigibilidade e aumenta o desgaste de pneus e suspensão.

3. Barulhos anormais

  • Sinal: Estalos, rangidos ou batidas secas, principalmente ao passar por buracos ou lombadas.
  • Causa: Componentes internos danificados, fixações frouxas ou buchas desgastadas.
  • Consequência: Insegurança e desconforto na condução.

 4. Dificuldade na frenagem e curvas

  • Sinal: O carro “mergulha” ao frear ou “inclina” muito em curvas.
  • Causa: Amortecedores comprometidos não conseguem manter a estabilidade.
  • Consequência: Aumenta o risco de perda de controle, especialmente em manobras bruscas.

 5. Desgaste irregular dos pneus

  • Sinal: Pneus com marcas de desgaste desigual ou em forma de escamas.
  • Causa: Amortecedores com baixa eficiência deixam a roda quicar demais.
  • Consequência: Reduz a vida útil dos pneus e afeta o alinhamento.

REVISÃO PREVENTIVA DOS AMORTECEDORES

Assim como em todos os outros sistemas de um veículo, para o amortecedor, a melhor opção também é a manutenção preventiva. Neste caso, o próprio condutor pode ficar atento a sinais específicos que o veículo demonstra quando está com problemas, fique atentos aos sinais relatados acima, em caso de problemas nos amortecedores, procure um mecânico de confiança.

Além disso, para manter todos os sistemas do veículo funcionando perfeitamente, utilize sempre peças de reposição de qualidade e com garantia. Então quando o assunto é amortecedor, você pode confiar na Perfect Automotive, uma das marcas parceiras Serraf. A Perfect tem mais de trinta anos de atuação na indústria de peças de reposição, com processos de fabricação certificados e que garantem qualidade e durabilidade para as peças.

Fale com um de nossos especialistas e encontre as melhores peças para sistema de suspensão aqui na Serraf. São mais de 45 mil itens disponíveis, dentre estes, temos amortecedores, coxim, pastilhas de freio, pivô de suspensão e muito mais. Se você é dono de oficina, mantenha sempre seu estoque em dia e receba vantagens exclusivas com o Clube Serraf+.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

SEJA NOSSO

CLIENTE